Curiosidades sobre o casamento
A cerimônia de casamento tem origem na Roma Antiga.Os romanos foram os primeiros a propor uma união de "direito" que, além de instituir a monogamia e liberdade da noiva de casar espontaneamente, contava com juízes, testemunhas e garantias de lei.
A aliança de casamento, que surgiu somente no século 11 simbolizando a união entre duas pessoas, foi escolhida para ser colocada no terceiro dedo da mão esquerda, pois acreditava-se, naquela época, que neste dedo havia uma veia que ia direto para o coração.
As festas de casamentos são tão antigas quanto seus rituais. Na cultura clássica grega, por exemplo, eram as únicas cerimônias das quais as mulheres podiam participar.
O termo "lua-de-mel" teria origem no povo germânico, pois, segundo uma lenda, casar na Lua Nova era um costume daquele povo que durante a cerimônia, tomava uma mistura de água com mel para dar boa sorte.
O primeiro anel de noivado de que se tem notícia foi aquele dado pelo Rei da Alemanha, Maximiliano 1, a Maria de Burgundy, em 1477.
Segundo o ditado japônes, junho é o melhor mês para selar o matrimônio, pois garante com que a união dure muitos anos.
Na antiga Polônia, se acreditava que a noiva teria temperamento doce, se colocasse açucar em seu buquê.